Dra. Melissa Zákia

Exame de

Bioimpedância

Sobre o Exame

O exame de bioimpedância é uma ferramenta de análise da composição corporal amplamente utilizada na prática clínica e esportiva. Por meio da aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade, esse exame permite a avaliação precisa da quantidade de massa magra e massa gorda presentes no corpo, fornecendo informações valiosas sobre a saúde e o condicionamento físico dos indivíduos.

Ao analisar os resultados do exame de bioimpedância, é possível obter uma compreensão mais detalhada da composição corporal, identificando desequilíbrios entre massa magra e massa gorda, bem como avaliando o nível de hidratação. Essas informações têm grande relevância na prescrição de programas de treinamento individualizados, no planejamento de estratégias de perda de peso e na promoção de uma abordagem mais abrangente para a melhoria da saúde e do bem-estar.

Bioimpedância InBody 270

A Bioimpedância InBody270 utiliza a mais avançada tecnologia de bioimpedância, capaz de aliar precisão, simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Realiza a análise de forma segmentada e fornece a composição detalhada de membros e tronco com uma precisão de 99%. Ao final do exame os resultados são transferidos para o computador via interface Bluetooth.

Resultados

Perguntas Frequentes

Usuários em tratamento que podem alterar a composição do corpo (obesos, em reabilitação, em tratamento hormonal) deveriam realizar os testes a cada duas ou três semanas.

  • Não comer antes do teste.
  • Se comer, aguarde 2 horas antes de iniciar o teste.
  • Ir ao banheiro antes do teste.
  • Tentar manter o peso real. Usar roupas leves e remover jóias e objetos metálicos antes do início
  • Não se exercitar ou tomar banho antes do teste
  • Manter-se em pé durante 5 minutos antes do teste
  • Evitar ficar sentado e levantar só na hora do teste
  • Não fazer o teste se estiver tomando diuréticos
  • Usuários que usam marca-passo ou outro equipamento eletromédico.
  • Mulheres grávidas.
  • Pessoas com peso inferior a 10kg ou superior a 250kg, ou com menos de 95 cm de altura.
  • O teste fica prejudicado com crianças que não conseguem segurar os eletrodos adequadamente, amputados ou idosos com dificuldade de manter a postura durante o teste.
  • Usuário com peças metálicas no corpo (placas, pinos, etc), que possam afetar a condutividade e conseqüentemente apresentar planilhas com resultados alterados ao final do teste.

O método elétrico de impedância fisiológica utilize uma corrente baixa sem nenhum risco para o corpo humano.

O ideal é que o usuário não esteja usando nada. É recomendável inclusive, que o usuário tire além desses objetos, roupas pesadas que possam contribuir para a imprecisão dos resultados.

As meias impedem o contato direto com a corrente elétrica usada para a análise corporal e impedem uma análise precisa.  É preciso que a pele esteja em contato direto com os eletrodos.

É impossível realizar as medidas em pessoas que não tem contato com os eletrodos.

Dra. Melissa Zakia

Endocrinologista em Campinas

CRM SP 176487 – RQE Nº: 104681

Médica especializada em endocrinologia e emagrecimento saudável. Formada em Medicina pela UFSCAR, com especialização em Clínica Médica pela PUC Campinas, especialização em Endocrinologia e Metabologia pela UNICAMP e pós-graduada em Nutrologia pela USP-Ribeirão.